Super Sentai, o fim de um legado?

Nas últimas semanas, todos foram pegos de surpresa, quando no dia 30 de Outubro, saiu uma notícia em vários noticiários e jornais de todo o Japão, que a franquia Super Sentai, estaria chegando ao fim após meio século de existência de forma initerrupta, a tal notícia ainda diz que Nº1 Sentai Gozyuger seria a última série da franquia e apenas diz que pessoas envolvidas foram entrevistadas e na entrevista foi dada a tal informação mais não cita fontes concretas sobre.

A Toei e Bandai ainda não se pronunciaram publicamente. noticiarémos aqui caso haja uma resposta da Toei e Bandai, em nosso primeiro artigo, vamos falar do legado da franquia e o que pode esperar futuramente para Super Sentai e o rebranding, que muitos estão especulando pela tokunet  e é o mais certeiro a acreditar pois, são 50 anos de franquia que atravessou as eras Showa, Heisei e Reiwa, a atual era, um legado muito forte que vem desde os anos 70.

1. As primeiras mudanças


As primeiras mudanças na franquia, ocorreu em 2012, com Go-Busters, as mudanças foram bem pequenas mais, ainda notáveis, os uniformes do heróis foram alterados de spandex para uniformes de couro, a Toei queria buscar um ar mais diferente para a franquia, a série teve alguns estranhamentos na época, apesar das mudanças.


Com poucas mudanças visuais, Kyuranger dividiu muitas opiniões na época, ainda seguindo a linha de uniformes de spandex, misturados com partes de armaduras, em alguns membros da equipe, os uniformes era mais armaduras do que spandex. A série contou com 12 membros na equipe, explorando o tema espaço e constelações do zodíacos.


Por outro lado, Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger, ainda seguiu o modelo tradicional de uniformes clássicos e estabelecidos da franquia mais, a inovação aqui foi a equipes em si. a série é a primeira a ter duas equipes em uma série só, sendo uma equipe policial e a outra de ladrões. Foi a primeira vez que a franquia trazia uma série assim e novamente, muitos fãs não curtiram muito a ideia, a série buscou inovações em roteiro e uma temática bem ousada.

Considerada um verdadeiro divisor de águas: a série conquista muitos por sua originalidade e momentos marcantes, mais também divide opiniões por seus ritmo narrativo desequilibrado, o que fez muitos fãs se afastar da série.


Com o forte uso de CGI. Zenkaiger, comemorou os 45 anos da franquia, trazendo uma equipe totalmente diferente, o lider ao invés de vermelho, é branco, os demais membros sendo robôs chamados Kikanoids que são baseados em mechas de algumas séries da franquia. E trazia itens de transformação, chamados Sentai Gears que também servia para se tranformarem em equipes anteriores.  Houve muitos estranhamentos, recebendo várias criticas.


Se muitos estranharam Zenkaiger pelo forte uso de CGI, com Donbrothers não foi diferente, a série abordou sobre a lenda de Momotaro, um menino que nasceu dentro de um pêssego o azul, um gorila bombadão, o preto um cachorro pequeno, a amarela uma Oni, o rosa, um homem faisão de pernas longas muitos torceram o nariz pra série, por causa dos personagens e o uso forte de CGI. Os fãs continuavam a se afastar da franquia.


King-Ohger, veio com uma proposta diferente, combinando armaduras baseadas e inspiradas em insetos e realeza, nada de spandex aqui. o grande destaque da produção é na união de reinos rivais, com personagens muito bem desenvolvidos, transmitindo memsagens positivas sobre o trabalho em equipe e valorização das diferenças. Uma trama envolvente e moderna, que se divide em dois arcos com uma narrativa única.


De forma ousada, Bakuage Sentai Boonboomger que tem o tema de carros, novamente fez os fãs se estranharem pela sua estética, apesar de usar o velho spandex, o estranhamento aqui foi por conta dos capacetes, que no lugar dos visores, são calotas de carros, com o desenrolar da trama da série, muitos mudaram de opinião e a recepção, se tornou positiva.


Gozyuger a série comemorativa que marca os 50º anos da franquia, parece ter sido feita propositalmente para encerrar a franquia de vez ou para trazer algo novo, tendo um baixo índice de vendas, como reflexo do que já vinha acontecendo desde o desligamento da franquia com Power Rangers, Gozyuger parece não sustentar a franquia.

A mesma parece não se sustentar mais, se quiser mudar para continuar com o público e buscar o mercado global, mudanças são partes de ciclos que começam, terminam e recomeçam.

2. Uma nova franquia


Desde de que a Hasbro comprou os direitos de Power Rangers, a parceria entre Power Rangers e Super Sentai, foi rompida, como a Bandai era responsável pelos brinquedos de ambas as franquias, o lucro das vendas era rentável para a Toei, depois do rompimento de ambas as franquias, houve momentos de baixo lucros era preciso fazer alguma coisa, as recentes entrevistas de Shinichiro Shirakura e alguns envolvidos da Toei, parecem dar pistas sobre o possível fim da franquia. Mudanças drásticas teriam que ser feitas, para continuar a franquia.

3. A nova indentidade visual e criativa


Nas últimas semanas, rolaram rumores desde rebranding ao fim da franquia e criação de uma nova, nos rumores seria sobre o nome, que seria Universe Senshin, começando com três membros, os uniformes agora seriam armaduras, assim como Metal Heroes e a premissa seria das séries Kamen Riders da Era Heisei.

Mais ao que parece, o nome da nova franquia que substuirá os Super Sentai, foi revelado antes de todo mundo pelo Cartoon Club, distribuidor das séries Super Sentai na Tailândia, o nome, "Universe Heroes".


O rumor mais recente é de que a série ou nova franquia, está muito distinta da franquia Super Sentai e diz se trata de uma série de detetives e o personagem principal tem entorno de 20 anos, com filmagens começando no final de Novembro e prevista para estreiar em Feverreiro do próximo ano.

4. O público e o mercado global


Por muito tempo o público para Super Sentai, era consolidado em parte do Ocidente, por causa de Power Rangers, depois do rompimento da parceria, o público japonês e da Ásia, parece ter se estagnado um pouco ou até bastante, para Kamen Rider tem sido diferente a nova fraquia, pode vir para buscar o mercado global, como Kamen Rider Zeztz já está fazendo. 

A Toei deve ter percebido isso, ainda mais quando se trata de outra franquia que não é dela, falo de Ultraman, que já mirou no mercado global já faz há muito tempo. Uma nova franquia para buscar o mercado global, junto com Kamen Rider é a chave que a Toei precisa para buscar um público maior fora do Japão e se consolidar no resto do mundo.
 

5. O futuro do legado


O futuro da franquia ainda é incerto, a Toei ainda não comentou nada sobre o possível fim de Super Sentai, a todo momento sai novas informações a respeito da franquia, nos resta aguardar pelo pronunciamento da Toei para uma resposta, sobre o fim ou rebrandig, bem como o destino e futuro da franquia que deixa um importante legado.

Maycon D'Paula - Para o Editorial Tokuhub


Maycon D'Paula

Dono e Criador do Tokuhub, onde o Tokureply, TokuArtes e Mayc Studios são centralizados, tenho o canal GeekMayc no Tiktok, sou redator no Tokuforce, locutor na Rádio Blast, adoro criar meus próprios TokuBR e wallpapers sobre tokusatsu, amo jogar videogames antigos e PS2.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem